10. The Big Bang Theory
O seriado americano The Big Bang Theory faz uma divertida sátira aos geeks que entendem tudo de física quântica e quase nada de mulheres. Considerado uma espécie de evolução da clássica série de filmes A Vingança dos Nerds - cuja fraternidade Lambda, Lambda, Lambda disputa a liderança de uma universidade contra os fortões do Alfa Beta - a sitcom é focada no contraste entre a inteligência exacerbada de seus protagonistas e a dificuldade de socialização com pessoas de QI inferior.
9. Cosplay e mangá
O otaku, termo japonês utilizado para designar um nerd, nutre verdadeira obsessão por determinados assuntos, em especial mangás e animês, e não pensa duas vezes antes de encarnar um personagem, mesmo que isso lhe exija tempo, dinheiro e, principalmente, coragem - afinal, não é fácil sair por aí vestido de major Motoko Kusanagi, a protagonista de Ghost in the Shell. A prática, conhecida como cosplay, consiste em se fantasiar de determinados personagens em eventos que reúnem milhares de pessoas, inclusive no Brasil.
8. Quadrinhos - ou melhor, HQ
É só dar um Google no termo “Comic-Con”, o maior evento de quadrinhos do mundo (na foto), para se ter uma ideia do grau de “nerdice” dos participantes do encontro que ocorre anualmente nos Estados Unidos. Fãs de super-heróis e seguidores de Stan Lee, criador de Homem-Aranha e X-Men, o público fã de HQ não mede esforços na hora de conseguir o primeiro exemplar do Batman e torra milhares de dólares para levar para casa os valiosos itens de colecionador.
7. Cubo Mágico
O Cubo de Rubik, ou Cubo Mágico, é um dos brinquedos prediletos entre geeks de todas as idade no mundo inteiro. O quebra-cabeça 3D possui 43.252.003.274.489.856.000 de combinações possíveis diferentes e exige técnica, treino e raciocínio rápido de quem se dispõe a resolver o desafio. O último recorde mundial envolvendo o Cubo de Rubik foi quebrado por Erik Akkersdijk, em 2008, durante o torneio Aberto da República Checa. Akkersdijk conseguiu deixar todas as faces do cubo de cada cor em apenas 7.08 segundos.
6. Internet
No computador ou celular, o verdadeiro nerd é incapaz de sobreviver sem uma conexão à internet. Profundo conhecedor de sites de compras incríveis e de redes P2P obscuras, o geek cibernético consegue encontrar o que for necessário na rede, da quebra de protocolos de segurança a senhas secretas de órgãos governamentais. O hacker é a categoria mais avançada de nerd de internet e, embora ganhe destaque na imprensa por burlar leis, também é peça-chave no desenvolvimento de softwares de segurança.
5. Robótica e Astronomia
Basta uma rápida visita a eventos como o Campus Party, cuja edição de 2010 está agendada para o próximo dia 25, para descobrir quais os estandes que mais atraem a atenção dos nerds. São os assuntos relacionados a robótica e astronomia - e suas vertentes astrofísica e astrobiologia - que fazem brilhar os olhinhos vidrados dos geeks apaixonados por inteligência artificial e vida extraterrestre.
4. Videogames
Desde o pioneiro Pong até o Project Natal , com lançamento programado para este ano, o público-alvo dos desenvolvedores de jogos eletrônicos foi quase sempre um só: os nerds. A simpatia com assuntos relacionados a computação e simulação tornou esse grupo um forte aliado das companhias e até hoje parte fundamental de projetos gamers. Os beta testers são os primeiros a colocar as mãos nos jogos ainda inacabados e, assim como o próprio nome sugere, são eles que testam o grau de dificuldade de cada novo game antes mesmo dele chegar ao mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário